IPIMAR -- Instituto de Investigação das Pescas e do Mar Outros Sitios
Email
Visite o bloco Institucional -- Este bloco contém informações sobre a organização, competências, infraestruturas. Programas 2000-2006 Planos e Relatórios Edições do Instituto Notícias/Divulgação As Pescas e os Oceanos
Home Page | Pescas e Oceanos
Os Oceanos
A Crise
Soluções

Pescas e Oceanos:
Ajudar a Preservar o Futuro

Uma só Terra e um só Oceano

Cerca de 71% da superfície terrestre encontra-se coberta por uma vasta massa de água salgada, que constitui um único Oceano, cuja forma actual só começou a delinear-se nos últimos 200 dos 4500 milhões de anos de existência da Terra.

A temperatura e salinidade do Oceano sofrem variações consideráveis, de acordo com a proximidade do equador ou dos pólos.

O Oceano desempenha um papel fundamental como regulador do clima global
Do litoral às profundezas, as mais fantásticas formas de vida, sempre adaptadas às tão diferentes condições ambientais.
Para além do peixe, fonte de proteínas para milhões de seres humanos o oceano é fonte de outras riquezas imprescíndiveis à nossa sobrevivência
O grande aumento dos níveis de poluição atmosférica e dos oceanos põe em perigo a subsistência de todas as espécies que habitam o planeta, incluindo a nossa!

Condicionando o Clima
A água dos oceanos encontra-se em permanente circulação.
Os ventos dominantes, que sopram em direcção ao equador, originam as grandes correntes de superfície que, em conjunto com as de profundidade, transportam a água fria das regiões polares para o equador e vice-versa.

Esta circulação de água provoca uma distribuição de calor pelo planeta que afecta e regula o clima mundial.
Fenómenos como o conhecido "El-Niño", que consiste numa alteração na temperatura do Oceano Pacífico, originam graves perturbações climatéricas em todo o mundo.

O Oceano, Fonte de Vida
Há 3500 milhões de anos, surgiram no mar os primeiros seres vivos, sob formas muito simples que foram evoluindo lentamente, dando origem a estruturas cada vez mais complexas, até se chegar à imensa variedade actualmente existente.

Podemos dizer que 90% da história da Vida se passou no Mar, levando a que os Oceanos se tornassem numa verdadeira fonte de diversidade e riqueza biológica.

Os oceanos abrigam, sem qualquer margem para dúvida, a grande maioria de plantas e animais existentes na Terra. Desde o litoral às grandes profundezas , podemos encontrar as mais fantásticas formas de vida, sempre adaptadas às diferentes condições ambientais.

Um Mar de Recursos
O Oceano oferece um imensa variedade de recursos, que têm sido explorados pelo Homem quase até à exaustão.

O peixe é uma das grandes riquezas extraídas do mar, constituindo uma fonte de proteínas vitais para milhões de seres humanos na terra. Estima-se que são capturados anualmente, em todo o mundo, cerca de 70 milhões de toneladas de pescado. Por outro lado, o Oceano oferece-nos ainda muitos produtos extraídos de algas, plantas e animais, com aplicação no tratamento de diversas doenças ou na indústria.

Alerta Vermelho para os Oceanos
Os oceanos estão hoje seriamente ameaçados.

O crescimento e desenvolvimento da Humanidade transformou drasticamente as condições naturais, quer pela destruição de habitats, pelo aumento da poluição da atmosfera e oceanos, ou ainda pela sobreexploração dos recursos devido a uma pesca descontrolada e a capturas acidentais.

Em consequência, muitas espécies sofreram decréscimos importantes nas suas populações, atingindo o limiar da extinção, e o clima global registou sérias alterações que acarretam consequências graves para a vida na Terra.

Junta-te à luta: Ajuda a preservar o teu futuro!

O banho de sol e o mar de lixo...

Um Oceano saudável é imprescindível para a Vida na Terra.

Torna-se então fundamental aprender a gerir racionalmente a imensa riqueza que nos vem dos oceanos, para que a possamos sempre transmitir às gerações futuras.

Para isso é necessário, regulamentar as pescas, reduzir substancialmente a poluição e, sobretudo, mudar a atitude do Homem face ao Oceano. A investigação científica e a divulgação do conhecimento podem e devem ter um papel extremamente importante na educação ambiental dos cidadãos, para que todos possamos assumir esta causa como sendo nossa.

Tu podes fazer a diferença!
Visita o resto das páginas neste bloco. Aprende e descobre mais informação sobre os oceanos.
Na tua próxima visita ao IPIMAR, pergunta aos nossos biólogos como podes ajudar e fazer parte desta luta pela conservação dos Oceanos: uma causa que deve ser tua e de todos nós!

Hoje em dia a pesca é feita com equipamento muito resistente. As redes podem durar cerca de 10 a 15 anos.

Quando perdidas nos Oceanos as redes de pesca continuam com afinco a desempenhar função -- pescar.

Arrastadas pelos ventos e pelas correntes estas redes contribuem para a morte de milhares de espécies, não só as que têm interesse económico como também as protegidas
(mamíferos, tubarões, tartarugas, aves  etc) prejudicando também a faina.

Vitima de uma rede de pesca

É necessário que se trabalhe no sentido de desenvolvermos redes de pesca feitas apartir de materiais biodegradáveis, e que por outro lado se desenvolvam tecnologias sofisticadas que permitam a localização destas redes quando perdidas.

[página principal][Institucional][Programas 2000-2006][Planos e Relatórios] [Edições do Instituto][Notícias/divulgação][As pescas e os oceanos] [Outrossitios][Opiniões]
© 2000 Copyrights IPIMAR |